segunda-feira, 29 de março de 2010

Governador Wagner inaugura Ponte Guimarães Rosa sobre o Rio São Francisco em Carinhanha.

A nova ponte possui uma extensão de 1.098 metros, por 13 metros de largura, contando com um moderno anel rodoviário, permitirá a ligação de Brasília ao litoral baiano, além de abrir horizontes para a implantação de um porto marítimo, significando também a redenção econômica da região, especialmente nos setores da agropecuária e do ecoturismo.
Com presença do governador Jaques Wagner, do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, autoridades federais e estaduais e diversas lideranças regionais, foi inaugurada no domingo (28), a ponte Guimarães Rosa, ligando os municípios de Carinhanha e Malhada, sob o Rio São Francisco.

Ponte Guimarães Rosa
Essa denominação faz parte de um projeto de lei, elaborado pelo Deputado Zezéu Ribeiro, que homenageia o escritor João Guimarães Rosa, que no romance "Grande Sertão: Veredas" citou o nome de Carinhanha 12 vezes.
A nova ponte construída pela construtora OAS possui uma extensão de 1.098 metros, por 13 metros de largura, contando com um moderno anel rodoviário, é uma antiga reivindicação da população de Carinhanha, Malhada e vários municípios e permitirá a ligação de Brasília ao litoral baiano, proporcionando o desenvolvimento de novo pólo turístico no Estado, além de abrir horizontes para a econômica da região, especialmente nos setores da agropecuária e do ecoturismo.
As obras começaram em setembro de 1990, através de convênio entre o Derba e o ex DNER, por iniciativa do ex-governador e atual prefeito de Guanambi Nilo Coelho, quando esteve à frente do governo da Bahia por alguns meses, substituindo Waldir Pires, porém paralisadas quatro vezes por determinação do Tribunal de Contas da União e por conta de atrasos no repasse de recursos federais. (Informações da Tribuna Popular on line de Guanambi).
Antes da conclusão da ponte, os moradores da região e viajantes utilizavam de uma balsa para fazer a travessia, correndo riscos, com embarcações sem garantia, perdendo tempo e dinheiro, sendo que a curta travessia, a depender do tamanho do veículo, custa de R$ 15 a R$ 90.
 
Fonte: Bahia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário